SOMOS TODOS AMIGOS DA GAGUEIRA – Dia Internacional de Atenção à Gagueira – 22 de outubro
SOMOS TODOS AMIGOS DA GAGUEIRA é o tema da Campanha do Dia Internacional de Atenção à Gagueira promovida pela Oficina de Fluência e tem como objetivo principal chamar a atenção para a importância da sociedade no acolhimento e respeito às pessoas que gaguejam.
Desde 1998, o Brasil e o mundo comemoram o DIAG no dia 22 de outubro, levando informações e conscientizando a população sobre esse distúrbio que acomete 5% da população mundial, ou seja, 70 milhões de pessoas.
No Brasil, 10 milhões de pessoas convivem com esse distúrbio da fluência que pode acarretar prejuízos significativos na comunicação e na qualidade de vida. O que muita gente ainda não sabe é que a gagueira é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Tem origem genética, neurobiológica e pode ser influenciada por muitos outros fatores como os sócio-ambientais. A gagueira acontece no cérebro devido a uma falha nos planejamentos motor, auditivo e linguístico e é caracterizada por interrupções involuntárias no fluxo de fala, como bloqueios, prolongamentos e repetições de sons e sílabas.
Procurar um fonoaudiólogo especialista em fluência é a melhor conduta quando uma criança começa a gaguejar, o que ocorre geralmente dos 2 aos 5 anos. Muitas crianças recuperam a fluência, mas 20% delas irá apresentar a gagueira de forma persistente durante toda a sua vida. E, nesses casos, a forma como a SOCIEDADE reage pode impactar positiva ou negativamente na qualidade de vida dessas pessoas.
A Campanha Somos Todos Amigos da Gagueira é um alerta e um convite para que todas as pessoas assumam a sua responsabilidade social e tenham uma atitude empática com as pessoas que gaguejam.
A Gagueira não é emocional! Esse é o principal mito. A pessoa que gagueja não está querendo chamar a atenção, não está nervosa, ansiosa ou insegura para falar. A gagueira é uma condição de fala que pode e deve ser tratada e respeitada. Além disso, as piadas, gozações, bullying e as famosas dicas “pare, pense, respire, fale devagar” são extremamente danosas e demonstram falta de conhecimento e intolerância às diversidades da comunicação.
Uma atitude empática contribui para um impacto positivo na vida de milhões de pessoas que gaguejam. Todos nós podemos fazer a diferença!
Saiba como você PODE ajudar:
Procure um profissional especializado. Infelizmente, ainda são poucos os fonoaudiólogos preparados e atualizados para atender pacientes com gagueira e seus familiares. Busque ajuda de imediato em todas as idades (crianças,
adolescentes e adultos).
Oriente a sua escola. Você pode levar esse material para uma escola e convidá-la a participar das Rodas de Conversa sobre Gagueira, uma ação gratuita e voluntária dos mais de 220 Fonoaudiólogos Amigos da Gagueira certificados pela Oficina de
Fluência.
Denuncie casos de bullying e desrespeito à pessoa que gagueja. Evite compartilhar piadas, brincadeiras ou qualquer tipo de gozação ligados à gagueira. Esse tipo de atitude traz efeitos devastadores à vida emocional dessas pessoas, além de
perpetuar a ideia de que isso é aceitável na nossa sociedade e incitar o preconceito.
Escute com atenção e amor: respeite o tempo de cada um falar, sem interromper ou completar a frase. Quando deixamos a pessoa terminar a sua fala, demonstramos empatia, respeito e interesse no que está sendo dito. Lembre-se, a pessoa que
gagueja sabe o que quer dizer.
Ações da Campanha Somos Todos Amigos da Gagueira A Oficina de Fluência disponibiliza um KIT DIAG 2021 contendo:
• Material informativo da campanha;
• Video DIAG 2021;
• Cartaz para download;
• Manual de Orientação a Pais de Crianças que Gaguejam;
• Manual de Orientação a Professores de Crianças que Gaguejam.
Além dos conteúdos informativos disponíveis, durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas Rodas de Conversa sobre Gagueira em escolas em todo o Brasil. Para agendar uma Roda de Conversa, basta entrar em contato pelo email contato@oficinadefluencia.com.br
A Associação Brasileira de Gagueira (Abragagueira) também promoverá, durante todo o mês de outubro, diversas LIVEs nas suas redes sociais @abragagueira e nos dias 22 e 23 de outubro promoverá o Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam – online, um evento com muito conteúdo científico e integração, gratuito e aberto a todos os interessados.
Mais Informações
Oficina de Fluência
A Oficina de Fluência tem como missão promover uma comunicação melhor e uma qualidade de vida melhor às pessoas que gaguejam e seus familiares. Para atingir esse objetivo, desenvolve novas metodologias de atendimento às pessoas que gaguejam, investe na formação e atualização de fonoaudiólogos e atua promovendo campanhas de conscientização junto a escolas, empresas e toda a sociedade.
www.oficinadefluencia.com.br contato@oficinadefluencia.com.br @oficinadefluencia
Informações à Imprensa
Daniela Zackiewicz
Diretora da Oficina de Fluência
Fonoaudióloga Mestre e Especialista em Fluência Fundadora e colaboradora da Abragagueira daniela@oficinadefluencia.com.br
11-99125-2692
Luciana Contesini
Diretora da Oficina de Fluência
Fonoaudióloga Especialista em Linguagem e Fluência Colaboradora da Abragagueira luciana@oficinadefluencia.com.br
11-97101-8775