SOBRE

O que é

Oficina de Fluência é uma forma diferente de abordar a gagueira. Crianças, adolescentes e familiares tem a oportunidade de aprender mais sobre a gagueira, compartilhar seus sentimentos e praticar estratégias para aprimorar a comunicação e a fluência. Em cada oficina os participantes escolhem um tema para desenvolver e produzir ao longo dos encontros (cartazes, palestras, vídeos, folhetos, blogs, sites, desenhos), expandindo os seus conhecimentos e inspirando outras pessoas.

O trabalho é feito em grupo e compreende as seguintes etapas:

• Conscientização: atividades sobre o funcionamento da fala e da comunicação, percepção corporal e discussão sobre a gagueira, de uma forma interativa e adequada à idade.

• Dessensibilização: atividades que ajudam a reduzir as emoções negativas ligadas à gagueira.

• Habilidades de Comunicação: atividades que ajudam a desenvolver ou manter o contato visual, tempo de resposta, pausas durante a fala e trocas de turno, promovendo autoconfiança e segurança ao se comunicar.

• Modelamento da Fluência: estratégias para falar de uma forma mais fácil e relaxada, modificando a velocidade e tensão associadas a fala.

• Modificação da Gagueira: estratégias para a modificação da gagueira antes, durante e depois da sua ocorrência, possibilitando a percepção e modificação dos locais de maior tensão.

• Produção final: os participantes de cada oficina escolhem um trabalho para desenvolver e produzir ao longo da oficina. Pode ser um documentário, folheto, cartaz, blog, site, apresentação para a escola etc.

• Oficina de Pais: grupo de pais para troca de experiências e vivências sobre a gagueira dos seus filhos.

CLIQUE AQUI e veja qual a Oficina de Fluência mais adequada para você e seu filho.

Equipe

Daniela Veronica Zackiewicz
Diretora Oficina de Fluência
daniela@oficinadefluencia.com.br

Fonoaudióloga clínica (CRFa 2 – 7621) formada pela Universidade de São Paulo USP em 1995, foi membro do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica da Fluência e Desordens da Fluência da USP e completou seu mestrado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP em 1999. Nesse mesmo ano idealizou e fundou a Associação Brasileira de Gagueira ABRA GAGUEIRA, contribuindo como Diretora por 15 anos.
Atende crianças, adolescentes e adultos com gagueira há mais de 20 anos e sua experiência vai além do âmbito profissional. Casada com o Almir (que gagueja) e mãe de duas crianças  que gaguejam, acredita que o tratamento da gagueira vai muito além do atendimento individual e que a transformação das pessoas é só o primeiro passo para garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas que gaguejam.
Em 2014, em parceria com a fonoaudióloga Luciana Contesini, idealizou a Oficina de Fluência, trazendo um novo modelo de atuação e transformação social.

Luciana Andrea Contesini
Coordenadora da Oficina de Fluência
luciana@oficinadefluencia.com.br

Fonoaudióloga clínica (CRFa 2 – 7633) formada pela Universidade de São Paulo USP em 1995, é especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Trabalhou como coordenadora da APAE em Jundiaí e desde 2006 faz parte da Diretoria da ABRA GAGUEIRA.
Atende crianças, adolescentes e adultos com gagueira há mais de 20 anos e, em 2014, junto com a fonoaudióloga Daniela Zackiewicz, idealizou a Oficina de Fluência e desde então trabalha na elaboração de materiais e na realização das oficinas.

Quer fazer parte da nossa equipe?

Inscreva-se no nosso Curso de Formação
Entre em contato através do e-mail: contato@oficinadefluencia.com.br